segunda-feira, 26 de abril de 2010

Roberta Sudbrack

Hoje é a última segunda feira do mês. Dia de T&D.

T&D - "Teacher and Dinner" é um evento realizado no restaurante da Roberta Sudbrack no Rio.




O restaurante, que normalmente não funciona nas segundas, uma vez por mês, abre as portas para o aprendizado.


Em fevereiro de 2008 dei a sorte de estar no Brasil numa última segunda do mês. E participei do T&D.


Vou contar um pouquinho como foi e da minha admiração pela chef Roberta Sudbrack.

Na época da faculdade (alô alô Viçosa!), eu morava numa república com mais 4 meninas. Quase não cozinhávamos, a correria da vida de estudante e o dinheiro curto, nos levava a recorrer pro bandejão ou para o kilo na esquina. Quando raramente saia um almocinho em casa, era porque a mais prendada ia pra cozinha. E a mais prendada não era eu. Desde quando me mudei aqui pros EUA (há 11 anos atrás), comecei a me interessar pelo tema. A saudade do arroz com feijão me forçou a aprender a cozinhar e os elogios do futuro marido fez aumentar meu interesse pelo mundo das panelas.

Um dia, lendo umas fofoquinhas básicas no site do Ego, li na lista das opções algo como "Ego Gourmet". O clique me levou ao blog da Roberta Sudbrack (hoje em outro endereço). Comecei a ler e não parei mais. Nunca tinha nem ouvido falar dela. Depois der ler todos os posts, numa sentada, apaixonei pela pessoa, pelo jeitinho que ela escreve, mas acima de tudo, pelo seu amor as coisas simples da vida. Ela, chef de um restaurante gourmet e super bem conceituado, escrevendo nada mais, nada menos, sobre misto-quente. Sim, aquele do pão de forma, presunto e queijo que o brasileiro adora. Na versão dela, manteiga aviação, queijo gruyère ralado, pão novinho, presunto de qualidade fininho e ... tostex! Eu tinha recentemente trazido do Brasa um tostex de ferro, lindão. Resolvi deixar um comentário. Falei que tinha adorado o blog e que também adorava misto de tostex. No dia seguinte, reli o post e fui dar uma olhadinha nos comments. Percebi que a galera que comentava, eram já fãs da Roberta, e faziam dali um ponto de encontro do fã-clube. Recebi boas vindas no estilo "agora que você entrou na panela, não pode mais sair, porque senão desanda a receita", ó que lindo.


Entrava todo dia e mandava meu oi para toda a panelinha. Alguém entrou no assunto sobre goiabada caseira, e eu, grávida na época, disse que tinha ficado morrendo de desejo de comer goiabada. Alguém na mesma hora se prontificou a comprar, ir no correio e mandar overseas pra mim. Uma turminha muito legal, carinhosamente apelidada de "confraria". A seção de comentários do blog vira sala de bate-papo (em qualquer hora do dia e da madrugada!), quem está on-line manda um recado, uma pergunta, e recebe logo uma resposta. O primeiro comentário de cada post é super disputado, e quem postar primeiro comemora o gol, inclusive a Chef! A Roberta também participa do papo, sempre gentil e delicada. Quando raramente um anônimo qualquer faz um comentário desnecessário, a turma entra em cima pra defender a Chef. Com o tempo a intimidade entre os confrades aumenta. A gente já sabe os nomes dos filhos, a profissão e o perfil de cada um. Acompanhamos o nascimento do filho, cirurgia da sogra, viagens, e a cozinha de todos que participam dali.

Três das pessoas que conheci pelo blog, a Leticia, o Lu e a Bia, já vieram me visitar aqui em Atlanta. Durante um almoço com a Bia (de passagem por aqui), fiquei sabendo que a turma estava planejando fazer uma surpresa para a Chef. Iriam todos participar juntos do T&D. Gente de todo canto do Brasil e do mundo. Rio, São Paulo, Brasília, Bruxelas. Quando perguntei quando seria, ela disse: na última segunda de fevereiro. Tive um treco - vou estar no Brasil nesse dia!


Mexi meus pauzinhos e fui conhecer a "casinha laranja na beira do canal". Foi ótimo conhecer ao vivo todos os amigos daquele mundo virtual e provar da comida famosa da Chef.

A surpresa acabou vazando, a Chef descobriu o nosso plano, mas não diminuiu a emoção do encontro. Eu estava ansiosa para conhecer a Roberta Sudbrack. Quando o chapéu de cozinheiro apontou na porta da cozinha, o coração disparou. Ela nos recebeu com um abraço gigante em cada um de nós e um sorrriso enorme no rosto. E ai começou a curso.

O T&D é assim: a Chef distribui uma apostila, crachá, chapéu e um avental para cada participante. Daí, com o apoio da SudEquipe ela executa 5 receitas na nossa frente, superdidática, atenciosa, respondendo a qualquer pergunta.




O jeito que ela segura na faca, a maneira como ela corta a cebola (sempre lavando a faca e a cebola antes de cortar) e o alho (tirando aquele miolinho), o carinho com que ela trata cada ingrediente. Cada detalhe da sua cozinha, tudo muito interessante e especial. Olhem o cantinho da fé:




Impressionante a comunicação dela com a SudEquipe, seus fiéis escudeiros. Comunicam-se sem palavras, através somente do olhar. Uma olhadinha da Chef para o Lucas pode significar: "entra na camera fria, e pega o leite da embalagem azul a esquerda" - e ele entende tudo.



Depois do show de aula, a Chef divide os alunos em 5 grupos e faz uma pausa. Pausa para um guaraná e sanduichinhos divinos de presunto e queijo.



Depois entramos na cozinha de novo, cada grupo fica responsável por um prato. A equipe da Chef fica ali atenta e a disposição para nos ajudar.



O menu do dia foi:
  • Mussarela de búfala a milanesa (meu grupo quem fez)
  • Tataki de filé com quinoa
  • Salada de lentilhas verdes e ovo pochê
  • Carré de cordeiro em crocante de ervas com meia lua de batata com limão e orégano
  • Potinhos de chocolate amargo e creme inglês.

Enquanto cada grupo está concentrado em suas tarefas, a Chef vira Dj, coloca uma música boa atrás da outra.





Chama a turma pra fazer trenzinho na cozinha.




Ela e sua equipe fazem coreografias ao som de Mamonas Assassinas no último volume, enquanto um garçom circula pela cozinha com uma bandeja nos oferecendo champagne. Um brinde a confraria!






A Chef faz do rolo de massa uma guitarra (ou seria um baixo?) e sai tocando.






E nesse ambiente relax, continuamos cozinhando com a responsabilidade gigante de mais tarde, ter a Roberta, sua equipe e todos os alunos como comensais.




É hora de sentar no famoso mesão da parte de cima do restaurante, servir o prato preparado pelo seu grupo e degustar todas as delicias da noite.






Depois do jantar (acompanhado pelo pãozinho da casa e vinhos harmonizados) e dos aplausos, ainda tem o jogo de mímica e a guerrinha de guardanapos. É uma noite de aprendizado, risadas, dança, música, diversão em ótima companhia e excelente comida. Tem terapia melhor?

O seu blog continua sendo o palco de textos maravilhosos, e o Twitter da @robertasudbrack é o backstage da sua vida real. Lá ela divide o dia-a-dia da sua cozinha, conta se o mar está pra peixe, qual a trilha sonora do dia e até posta fotos de seus pratos maravilhosos, enchendo nossa boca d'água. Seu último tweet foi :"Alunos subindo para a cozinha que nesse momento mais parece uma sala de aula...parte teórica! Concentra aí agora... "

.... ai que vontade de estar lá no Jardim Botânico, Rio, Brasil numa hora dessas. O T&D de abril tá começando! Quem está no Twitter sabe o que esta rolando live! E muitas histórias, dicas e experiências inspiradas na Roberta Sudbrack ainda estão por vir aqui no blog. Aguardem!

17 comentários:

  1. Sócia, to emocionada aqui no meu sofá..
    Liiiindo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Mona, eu sabia que voce era fazoca dela, mas nao sabia que a sua admiracao por ela, era assim, tao cheia de 'sabor'e cheia de estorias. Muito bacana!!!!;) Bjss

    ResponderExcluir
  3. Amei Mona! Que lindo! Alimenta a nossa alma, qdo temos idolos assim! Pessoas & talentos que nos inspiram e que nos deixa ainda mais felizes com as simples e melhores coisas da vida! Amei o "cantinho da fe" :-) E o tostex faz parte da minha historia tb!!! Aquele pesadinho, q vira! hehehe >> Obrigada pela inspiracao do dia! <<

    ResponderExcluir
  4. Acabo de ler totalmente arrepiada! Sinto até hoje as emoções que rolaram naquele dia. Para mim foi marcante. Nunca pensei que teria um mix de sensações num dia só. Cada vez que um confrade se apresentava, era uma surpresa e uma alegria muito grande. Poder concretizar a face de cada amigo de tanto tempo foi prá mim um momento especial. Somos amigos até hoje. E à noite, durante a Terça Básica, tenha certeza que estarei pensando em você e brindando o fato de Deus ter me permitido conhecer pessoas tão especiais.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm estava nesse T&D, que emocionante ver tudo isso 2 anos depois!!!

    Em umas das fotos estou servindo guaraná Antártica pra Lisa...

    Amei o relato, bjão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Lindo o post! Obrigada por comparitlhar!
    Ainda irei num T&D...
    E acabei conhecendo o seu blog!
    Muito legal! Voltarei sempre!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa Mona! A riqueza de detalhes no post, nos da a sensação de ter participado tambem, lindo!!
    Amei a confraria de voces...

    ResponderExcluir
  8. Mandou bem no post, hein!
    Estive no T&D de março...(sorteada no twitter!!), e divido com vc a admiração pela Chef... oque me fez arrastar o maridão de Porto Alegre até o Rio em plena segundona prá fazer o curso...

    ResponderExcluir
  9. Amei seu relato!!! Me senti lá!!!! hehehehe
    Moninha, você e sua sócia estão de parabéns com o blog!!!! Adorei e já virei "seguidora"!!!!
    Parabéns!!!!
    E quero saber da sua sócia como faz para dar "liga" no hamburguer!!! Fiquei aqui com água na boca! Ainda bem que não estou grávida!!! hehehe
    Beijos para vocês!!!

    ResponderExcluir
  10. Mona que delicia!! Adorei o blog!! Parabens pra vc e pra Dani!! Estarei por aqui para acompanhar suas aventuras!! Beijos meninas!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post, muito gostoso de ler....continuem assim girls!!!! beijs

    ResponderExcluir
  12. Renata, seja muito bem-vinda!
    Agora o hamburguer, é só aquilo mesmo, a carne que dá a liga, só o file picadinho com o tempero de Senador Firmino :-)
    bjs

    ResponderExcluir
  13. obrigada por todos comments carinhosos! Voltem sempre, pq eu e a Dani estamos planejando um monte de novidades por aqui.

    Sortuda vc hein, Patchxu!!

    ResponderExcluir
  14. Parabens Monalisa Moreno Skeens & Dani Willig

    O talento e perspicacia de Momo junto com a austeridade e jornalismo de DanDan formam a mais bela parceria que resultou num blog cheio de charme, swing e simpatia.

    Quando seu blog tiver acoes na bolsa, me avisa que vou comprar e vou ficar bilionaire.

    Leozinho e Rosalvao manda ai mil cruzeiro.

    Besos and Abrazos - Life is back on tracks -

    ResponderExcluir
  15. Moninha, essa experiencia deve ter sido boa demais!! Eu imagino como ela deve ser descontraida, nao?? Mamonas Assassinas... hahahhaa amei demais! Tambem vou acompanha-la...
    Eu tambem me apaixonei pela cozinha Gourmet aqui em Atlanta... sou uma principiante, mas os pratinhos que faco faco com muito amor e o pessoal aprova.
    Ainda preciso fazer uma das minha receitas favoritas pra minhas blogueiras favoritas!!
    Estou amando muito tudo isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela resposta Dani!! Vou fazer com certeza esse hamburguer... pq ele está com a cara MARA... e o nhoque eu também amei a receita e os "segredinhos"... vou fazer MESMO!!!!! Depois conto como ficou...
    Agora... o tempero de Senador.. eu ainda não tenho.. hehehe... mas acho que usando um de Uberlândia também dá liga né... pq também é mineirinho... hahahhaha
    Se ficar ruim, o problema é o sal então... e não a cozinheira... hahahah
    Beijos carinhosos para vocês e continuem assim, o blog de vocês está DELICIOSO!!!!

    ResponderExcluir
  17. Mona, amiga... conhecia essa historia, mas nao assim em detalhes e tao de coracao! O seu amor por cozinha e'de dar inveja! Fico feliz de voce ter participado de uma experiencia tao gratificante e de ter divido a sua experiencia de chef, conosco, meros cozinheiros!
    Beijos enormes, saudades,
    Dea

    ResponderExcluir