quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pão de Queijo dos Willig

Como diz a sócia, pão de queijo é comfort food para qualquer brasileiro. E o cheese bread faz mega sucesso entre os americanos também, é por isso que todo mundo já pensou em abrir uma franquia pra vender pão de queijo por aqui.

O meu preferido foi sempre o da Casa do Pão de Queijo. De manhã, acompanhado de um cafezinho Illy e de tarde, recheado com doce de leite. Jaca, jaca!
Como aqui não tem Casa do Pão de Queijo, o sevirex é a ordem - se quiser comer, tem que fazer... Então nas visitas ao mercado brasileiro, não pode faltar além do Guaraná Antactica, um pacote de polvilho doce e um de polvilho azedo.
A receita daqui de casa é de um livro que a minha mãe me deu faz um tempão.
É uma coletânea de receitas das donas de casa lá de Registro, o dinheiro arrecadado com a venda dos livros vai para uma creche da cidade. Tem de um tudo no livro, e as receitas são daquelas receitas de tia, sabe? Onde elas colocam: um copo de requeijão de fubá, 1 pacote de sococo e assim vai...

Ingredientes:

1 xícara de leite frio
1/3 xícara de óleo de soja
1 ovo
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
2 xícaras de queijo parmesão ralado
Sal


Primeiro, ligue o forno a 350F (175C) e deixe esquentar.

Numa tigela, misture todos os líquidos - o leite, o óleo e e ovo.
Vá adicionando aos poucos o polvilho, o parmesão e o sal, é eu avisei, não tem medida, e em casa na verdade nem colocamos, mas se vc quiser colocar uma pitadinha, fique á vontade.

Se tiver animação suficiente, nada como um queijo ralado na hora, mas se não tiver tempo, o clássico Teixeira ou o Faixa Azul funcionam bem... Aqui em casa a visita entra na lida e rala o queijo, as mãos habilidosas aí na fotinho são do Jason, marido da Fê.














Continue mexendo até conseguir uma massa lisa.


Ah, não esqueça de reservar um pouco do queijo para jogar em cima, pra dar um charme.

Aqui em casa usamos uma forma de cupcakes, super prática, já tem tefflon, não precisa nem untar. Dá também pra usar forminhas de empada, nesse caso eu recomendaria untar ou colocar aquela forminha de papel manteiga, para evitar o stress.

Despeje a massa nas forminhas, deixe um espaçinho na borda, porque ele cresce bastante. Na foto não está né, I know... Faça o que eu digo, não faca o que eu faço... Jogue por cima o queijo ralado que você reservou.
















Coloque para assar por 35 minutos.
Lembre, não abra o forno, em hipótese nenhuma, senão os pãozinhos viram uma sola de sapato.
















Se ele estiver corado, é porque está pronto. O queijo ralado em cima fica lindinho.


















Acompanhado de um bom espresso, uma manteiga da boa ou um requeijão, quem resiste?

Basnoitiproceis ;-)