A panela de pedra sabão é durável, não possui cheiro e não altera o sabor dos alimentos. Bonita, pode ir do fogão direto pra mesa. E o mais importante, se mantém quente por bastante tempo depois de retirada do fogo. Não sei dizer a explicação cientifica das vantagens do material, mas para fazer uma autêntica comida mineira, o uso dessa panela é obrigatório.
Essa lojinha fica na estrada entre BH e Ouro Preto, na cidadezinha de Cachoeira do Campo. Famosa pelo artesanato em pedra-sabão.
O dono é quem fabrica e vende as panelas. Um senhor simpático que nos mostrou toda a loja e seu atelier.
Toda panela vem com um papelzinho com as instruções de uso. E é muito importante fazer a cura da panela antes de usar. A cura pode ser feita colocando a panela nova untada de óleo (por dentro e por fora) e cheia d'água no forno médio (180°C) por 2 horas. Ou se preferir pode levar ao fogo e deixar a água ferver por 30 a 40 minutos. Repetir a operação mais uma vez. Depois disto, sua panela estará pronta pro frango com quiabo, pra verdurinha refogada, pra canjiquinha, pro feijão ou o que quiser cozinhar.
Se você estiver nos EUA e não tiver uma panela de pedra para suas aventuras culinárias, uma LeCreuset substitui bem. Mas numa proxima ida ao Brasil ou quando tiver um portador pra trazer, vale a pena o investimento.