segunda-feira, 10 de maio de 2010

Panela de pedra

Vamos falar muito sobre comidinha mineira ainda aqui no blog. Mas antes de colocar receitas vou falar sobre um item importantíssimo na culinária de Minas. A panela de pedra.

A panela de pedra sabão é durável, não possui cheiro e não altera o sabor dos alimentos. Bonita, pode ir do fogão direto pra mesa. E o mais importante, se mantém quente por bastante tempo depois de retirada do fogo. Não sei dizer a explicação cientifica das vantagens do material, mas para fazer uma autêntica comida mineira, o uso dessa panela é obrigatório.

Essa lojinha fica na estrada entre BH e Ouro Preto, na cidadezinha de Cachoeira do Campo. Famosa pelo artesanato em pedra-sabão.

O dono é quem fabrica e vende as panelas. Um senhor simpático que nos mostrou toda a loja e seu atelier.

Toda panela vem com um papelzinho com as instruções de uso. E é muito importante fazer a cura da panela antes de usar. A cura pode ser feita colocando a panela nova untada de óleo (por dentro e por fora) e cheia d'água no forno médio (180°C) por 2 horas. Ou se preferir pode levar ao fogo e deixar a água ferver por 30 a 40 minutos. Repetir a operação mais uma vez. Depois disto, sua panela estará pronta pro frango com quiabo, pra verdurinha refogada, pra canjiquinha, pro feijão ou o que quiser cozinhar.


Se você estiver nos EUA e não tiver uma panela de pedra para suas aventuras culinárias, uma LeCreuset substitui bem. Mas numa proxima ida ao Brasil ou quando tiver um portador pra trazer, vale a pena o investimento.