quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nhoc Nhoc

Como prometido no post do melhor "hamburguer do mundo", na segunda, aqui vai a receita do nhoque daqui de casa. Ele é tão leve que quase flutua... Essa receita é do Jamie Oliver, que adoramos, acompanho ele desde que ele era um moleque, o programa dele passava no GNT, não sei se ainda passa.

Um parenteses, acabou de passar na TV aqui o Food Revolution, super recomendo, excelente, ajuda a entender porque essa sociedade é tão gorda, é de criancinha que se aprende, ou nao...

Voltando ao nhoque:

Ingredientes:
6 batatas médias
Azeite de Oliva
Noz-moscada
sal e pimenta
1 gema de ovo
1 ou 2 "mãosadas" de farinha de trigo.
semolina

A receita já começa entregando o truque, ao invés de cozinhar a batata com água, como normalmente fazemos, o than é assá-la no forno. Assim ela não fica aguada, e dá liga mais fácil, precisando de menos farinha, afinal o é nhoque de batata, não nhoque de farinha...

Ligue o forno alto, deixe esquentar, lave as batatas, faça furos com um garfo em toda a casca, e passe o azeite, coloque as batatas para assar por 1 hora.

Tire do forno, deixe esfriar por uns minutinhos. Corte as batatas pela metade, com uma colher separe a "polpa" da casca - essa casca fica deliciooosa, crocantinha, coloque mais um azeitinho e sal, um ótimo aperitivo, além de ser super nutritiva. Passe as batatas pelo espremedor, como se fosse fazer um purê. Numa tijela, adicione a noz-moscada, o sal, a pimenta e a gema do ovo. Misture bem, vá adicionando a farinha, até ter que a massa tenha uma consistência seca, mas moldável, pode ser que você nem precise da farinha, ou se tiver muito seca, adicione um pouquinho d'água, vai depender muito da batata que for usada, com a prática, você vai saber a medida. Aqui em casa, o Paulo usou a batata gold, e ele coloca 1 mãozada de farinha.

Com a massa pronta, divida em 5, espalhe farinha numa tábua ou no balcão da sua cozinha, agora, como criança brincando de massinha, faça rolinhos, um pouco mais fino que a espessura de uma salsicha. Corte de em pedaços de 2 dedos e comprimento. Coloque numa assadeira forrada com farinha de semolina (aqui em casa não tinha semolina, foi sem mesmo), e jogue um pouco de farinha em cima também. Não amontoe os rolinhos cortados, senão vai grudar tudo e virar uma meleca. Coloque na geladeira para descansar por 30 minutos.

Coloque água para ferver numa panela grande.

Enquanto isso, faça o molho da sua preferência, aqui em casa, o Paulo fez um molho a bolonhesa, feito com o filet mignon picadinho na faca. Aqui tem um segredo do chef, a invés de molho de tomate normal, ele usa V8, aquele suco de vegetais, que deixa o molho menos ácido e com mais sabor.

Quando a água ferver, vá colocando o nhoque aos poucos, e conforme ele subir para a superfície da água, pode tirar que está pronto.

Sirva com o molho e um bom parmesão ralado.




Buon appetito!