terça-feira, 1 de junho de 2010

Pizzaiada

A inspiração tinha ido ali dar uma voltinha, mas ela já voltou :-)

Como a Mona falou lá embaixo, essa semana tivemos um final de semana prolongado, coisa raríssima por aqui, como quase ninguém viajou, os queridos Dri e André nos convidaram pra um churras, como o tempo melou, acabamos mudando os planos e rolou uma pizzada! O Paulo, claro, vestiu a camisa de pizzaiolo e encarou da farinha ao forno.

Nós adoramos pizzadas, é sempre divertido, apesar da bagunça né Dri... Na nossa casa no Brasil temos um forno à lenha para pizza e fizemos váarias pizzadas, com direito à muita inventação de moda. A foto não é de casa, não achei nenhuma foto do forno em ação, é dos nossos vizinhos queridos Jana e Marcos, quando estreiamos o forno deles, enorme, dificil de esquentar, mas depois que engrena, haja braço pra abrir a massa!
Essa receita é para 8 pizzas médias, ou seja, menu de festa :-)

Ingredientes:
1 pacote de fermento seco para pão
750 g de farinha de trigo de boa qualidade
1 copo de meio de agua morna
2 colheres de azeite
1 pitada de sal

Num copo de agua morna, coloque o fermento e uma colher de chá da farinha de trigo, mexa até dissolver e reserve. Em um bowl coloque a farinha de trigo, adicione a pitada de sal, faça um buraco no meio e adicione a água, vá misturando e incorporando a água na massa, trabalhe bem a massa com a mãos e adicione o restante da água aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Diz a lenda que quem começa com a mão na massa, tem que terminar, senão desanda, melhor nao arriscar. Aqui em casa estreiamos a mais nova agregada da cozinha e a massa ficou pronta praticamente num passe de mágica.



Divida a massa em 8 pedaços, modele a massa num formato redondo, deixe descansar numa assadeira com farinha, com espaco entre os pedacos para que a massa cresca.



A massa precisa de calor pra crescer, se o tempo nao estiver colaborando, use o truque, aqueça o forno alto por 5 minutos, deslique e coloque a massa no forno por 1 hora e meia, até que a massa quase dobre de volume, outra opção é colocar uma assadeira no fundo do forno com água quente, e colocar a assadeira com a massa na prateleira de cima do fogão, o tempo pra crescer deve ser o mesmo. Essa pizza fica com massa crocante e fina.

Receita para o molho de tomate
8 tomates grandes sem semente, picados
1/2 cebola média picada
1 dente de alho pequeno picado
Sal a gosto
1 pitada de açúcar
Azeite para refogar

Coloque um fio de azeite na panela, refogue a cebola até que fique transparente, adicione o alho, refogue e adicione os tomates picados com pele. Com fogo médio, mexa até que os tomates dissolvam, não deixe ferver, acrescente o sal a gosto e uma pitada de açucar para cortar a acidez.
Em uma mesa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo de macarrão. O tamanho você escolhe. Nós gostamos dela bem fininha, e com as bordas tortinhas mesmo, dá um ar mais rústico.

Recheio
Prepare uma caminha do molho de tomate e extravase a criatividade, uma dica, muzzarela ralada, que rende mais que fatiada. As nossas foram:



Presunto, ovos, cebola, azeitonas pretas e muzzarela para uma Portuguesa

Frango desfiado e catupiry, a favorita da casa


Rolou também de 4 queijos, calabresa e cebola, tudão, com tudo que tinha direito, e assim foi.
E claro, terminamos com as doces,  banana com açucar, canela e rum, maça com canela e açucar e pra fechar, nutela! A de nutela, é melhor assar a massa antes, tire do forno, cobre com bastaaante nutela e volta mais um minutinho pro fogo, pronto!
Dessas todas não deu tempo de tirar a foto, sorry...

Aqui, com a falta de um forno à lenha, compramos no mercado mesmo uma pedra de cerâmica para usar de base. Ela resistiu a umas três pizzadas, mas domingo ela não aguentou o tranco e rachou. Foi do forno pro reclicling bin.

Mangiare!

Serenbe

A vida anda muito corrida. Cuidar do filho, marido, cachorro, casa, roupa e ainda um full time job, não é brincadeira. O fim de semana passado foi prolongado, segunda foi feriado do "Memorial Day" aqui nos EUA, mas resolvemos não viajar.
No sábado, depois do café, sugeri uma saidinha pro marido. Eu tinha que desaparecer da frente das minhas 3 loads of laundry e dos brinquedos espalhados pela casa de qualquer jeito. Ele topou. Aprontei o filhote, entramos no carro, digitei a cidade "Palmetto, Ga" no GPS, e 1hr depois estávamos em Serenbe.
Serenbe é muito charmosa e interessante. É uma comunidade que foi criada seguindo todas as regras da sustentabilidade. As casinhas lindas são construídas com materiais "verdes" que não danificam o meio ambiente e que evitam o desperdício de energia.





É um condomínio modelo onde o objetivo é mostrar que apesar de estar bem perto de uma grande metrópole, ainda é possível viver sem provocar distúrbios no meio ambiente. Possui uma imensa área verde e bem cuidada, incluindo uma fazenda com horta e pomar orgânicos e criação de animais de maneira natural. Chegamos lá na hora do farmers market, uma feira dos produtores locais, tudo orgânico. Amei.



Passeamos pela rua principal, admiramos o coloridos das muitas flores e o bom gosto da arquitetura do lugar. 






Pegamos o carro e fomos ver se o restaurante "Farmhouse" estava aberto. Tinha lido no panfleto que o restaurante ficava numa casa antiga da fazenda, parecia muito legal.







Infelizmente chegamos lá e o restaurante estava fechado por causa de um evento particular. Mas deu pra notar a magia do lugar, que pareceu ter sido o set de um filme antigo, da época das "plantations". Do lado desse restaurante funciona uma pousada que também estava com entrada restrita aos convidados do evento e não pudemos entrar para conhecer. Mas deu para perceber que o lugar é super aconchegante,  um otimo weekend escape da correria da cidade.



O passeio foi ótimo, adoro mudar de ares, coisa que fazia muito no Brasil, mas que aqui não faço com a frequencia que gostaria.  Mas quando as suas obrigações domésticas derem uma brecha, vá até lá, vale a pena conhecer Serenbe.