domingo, 13 de junho de 2010

Visita da Rede Globo

Outro dia recebemos uma visita super especial. Uma repórter e um camera-man da Globo Internacional. Eles vieram fazer uma reportagem sobre como introduzir "Brasil" no cotidiano dos filhos aqui nos States. A produção do programa pediu para que eu organizasse um playgroup com filhos de brasileiras que moram aqui em Atlanta. Chamei as amigas para um lanchinho da tarde, elas trouxeram os filhos e as ferramentas que usam para ensinar o português e a cultura do Brasil pra turminha.


A Mila e o Francisco (câmera) estão viajando pelos EUA de cabo a rabo dentro de um moto-home. Eu assito o programa e vi mesmo que eles estavam dirigindo um moto-home mas pensava que a Mila ficava em hotel enquanto fazia as reportagens. Que nada, ela falou que ficam mesmo acampados, cozinham, dormem, tudo no moto-home. Aventureiros!



A visita foi ótima. Foi muito legal ver a Mila Burns in person, muito simpática.  Eles gravaram a criançada brincando e depois fizeram entrevistas com as mamães em dupla. Minha entrevista foi junto com a Yara e a filhinha dela, que cantou "o sapo não lava o pé" interinha, uma fofa. 




A tarefa de fazer com que os filhos aprendam a falar o português não é fácil. Eu tento me policiar para falar sempre português com o filhote, leio livro e escutamos musiquinhas infantis em português. Mas pergunto em português e ele me responde em inglês. Dou ordens em português, ele nao entende, e repito em inglês. Culpa minha, I know. As amigas que são casadas com brasileiro tem mais sucesso nessa empreitada. No meu caso, casada com americano, a responsabilidade de insistir no português é minha. Falar sobre o assunto me fez pensar e perceber que preciso melhorar, se eu quiser que meu filho fale português, tenho que dedicar mais.

A conversa estava tão boa que a Mila acabou esquecendo o microfone da Globo aqui em casa. Imaginem a farra que foi tirar onda de reporter global ;)



Não vejo a hora de assistir o programa, que vai ao ar no mês que vem. Vamos esperar pra ver!


Update: O programa foi ao ar semana passada! Gravei direto da TV, portanto desculpem as falhas técnicas: