domingo, 18 de abril de 2010

Camarão meio Thai

Ontem fomos ao HMart, um mercado enorme asiático que fica ha uns 20 min de casa, lá as frutas, peixes e carnes sao de super qualidade e melhor, com um preço melhor do que se encontra no mercado pertinho de casa, super vale a pena.

Essas comprinhas sempre trazem um ingrediente inspirador, para o prato do dia.
E o escolhido foi o "tiger shrimp", ele tem uma cor diferente, e lembra um tigre mesmo.

Estava na promo, nada melhor!

No caminho para casa chamamos um casal de amigos, a Fe e o Jason, que tem uma filhota linda, a Olivia, para almojantar conosco, eles toparam e se abalaram do outro lado da cidade com mala e mamadeiras para almojantar aqui em casa. Ah, liguei também pra sócia, mas ela não conseguiu vir. Tudo bem, foi de última hora, fica pra próxima.

Eu vou tentar colocar a receita aqui, mas como não sou eu quem cozinha aqui em casa, é o marido, e ele não segue muito receita, é meio complexo, mas ele sentou aqui pra ditar, aí vai:

Camarão meio Thai:

Ingredientes:
1 kilo de camarão (médio ou grande)
1 colher de sopa de pasta de camarão
1 coher se sopa de suco de peixe fermentado (fish sauce) - eca, mas é a base da culinária Tailandesa
2 colheres de sopa de manteiga
250g de queijo (camembert ou o que vc preferir)
150 g de queijo parmesão
1 lata de creme de leite ou se preferir leite de côco.
1 1/2 cebola média picada
1 dose de conhaque
2 pimentas tipo malagueta frescas (usamos a bird's eye tailandesa)
Manjerona, amendoas e macadamias.

A dica dele é dar uma aferventada no camarão, e logo que tirar, coloca numa bacia com gelo, assim para o cozimento e o camarão não fica borrachudo.

Para aproveitar o máximo o gosto do camarão, ele ferveu as cascas com uma colher de sopa de pasta de camarão e uma colher de sopa de fish sauce, assim o molho fica beem camarãozento, essa pasta compramos num outro mercado desses internacionais que tem por aqui. E essa foi a base para comecar o molho.
Numa frigideira funda, esquente a manteira, , adicione o camarão e flambe com o conhaque. Reserve.
E vamos para o molho: Refogue a 1 colher de sopa de manteiga, refogue a cebola, sal, adicione o molho preparado antes, depois de ferver, adicione os queijos e uma colher de chá de manjerona. Diminua o fogo, acrescente o creme de leite sem soro (aqui o creme de leite nao tem soro), os camarões flambados, a pimenta (cortadas ao meio, sem sementes, senão vai pegar fogo). Salgue a gosto, e mexa sem deixar ferver. Ah, nao esqueça da pimenta, voce pode deixar no molho, para um super kick, ou tira, quando achar que já está ok, óbvio, quanto mais tempo, mais "quente" vai ficar.
O Paulo descreve assim: "Não é uma pimenta que queima imediatamente e pára, ela fica sempre no fundo, um gosto sutil, mas que não fica desapercebido."
Para adicionar um crunch, ele tostou umas amendoas cortadinhas bem fininhas com macadamias, salgou e adicionou umas ervinhas.

Servimos com um arroz branco simplinho, temperado com cebola e o "alho com sal" de lá de Senador Firmino que sócia nos presenteou e uma salada com coutons, feito com ervinhas, azeite e sal.
Voilá!

ขอให้เจริญอาหาร! (kŏr hâi jà-rern aa-hăan!)
bom apetite em Thai ;-)

4 comentários:

  1. essa foto da hora de flambar ta lin-da!

    ResponderExcluir
  2. Dani,amore..que coisa!!Sonhei com voce e Paulo..e ia te ligar pra saber se ta tudo ok.Correria,acabou passando o fds..A-mei o blog!idéia super "suitable"..lindo!!Amei tudo!By the way:the recipes as well.Bjosss!!miss you!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que sonho de almoço/janta!!! Amamos a comida, a compania e o meu novo show favorito na tv! Fora o pão-de-queijo pra fechar o dia com chave de ouro!!
    We love you guys!

    ResponderExcluir
  4. Mona, super tecnica para a foto, você nem imagina... hahaha

    Mara, querida, volte sempre, e liga!

    Fe, nosso dia foi MARAVILHOSO, e a Olivia, nossa, que sonho de baby. beijocas

    ResponderExcluir