segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tempurá de Angu

Com muito prazer, o meu post de estréia aqui no blog será sobre um prato pra lá de especial.


Depois que a fofa da Dani me fez o irrecusável convite para eu ser sócia dela aqui do blog, o primeiro passo foi decidir o nome. Resolvemos que o título deveria ter alusão ao japonês e ao mineirês. (Por razões que estão no cabeçalho aí em cima). E claro, relacionado com comidinhas. Fizemos uma brainstorm de 5 minutinhos e quando alguém falou “tempurá de angu”, uma olhou pra outra, sorrimos e corremos pro computador. Depois de registrar o nome, ficou a dúvida… tem jeito de fazer “tempurá de angu”? …


…Ontem descobrimos que sim. Não só tem jeito como o resultado ficou incrível. Eu, Dani e Paulo desenvolvemos a idéia e quem executou com a perfeição digna dos melhores chefs franceses foi o Paulo (maridão da Dani). Pensamos em duas opções, a primeira seria mergulhar uma fatia de angu na tempurá e fritar, ou … fazer uma tempurá usando água e fubá, ingredientes do angu, ao invés do trigo da receita tradicional para empanar vegetais/carnes. Optamos por essa última e foi sucesso!

Ingredientes



Para tempura:
-2 colheres de sopa de fubá
-1 collher de sopa de farinha de trigo
-sal (flor de sal preferred)
-água gelada


Para empanar:
Vegetais (usamos pimentões amarelos e vermelhos, broccoli e cenoura) e camarões (gosto de usar o sem casca, sem veia, mas com o rabo).


-óleo para fritar

-molho shoyo (Soy Sauce)


Modo de fazer:


Esquentar o óleo de preferência em uma frigideira de ferro.



Cortar os vegetais.



Misturar o fubá, farinha e o sal e ir adicionando água gelada até chegar numa consistência cremosa para empanar. Mergulhar os veggies/camarões nessa mistura (tempurá).





Fritar em óleo bem quente.





Servir com molho shoyo.





Voilà!! A tempurá de angu saiu do papel computador e virou esse “trem” lindo e gostoso.




O camarão com aquela crosta amarelinha do fubá, vocês não tem noção! É bão demais.

Eu estou super feliz, sempre quis ter um espaço assim pra dividir as dicas, postar receitinhas de sucesso, produções de festa e muito mais. Graças ao empurrão da Dani - minha mais nova amiga de infância – o blog acaba de sair do forno óleo quente e tenho certeza que vai ser sucesso assim como o “tempurá de angu”.

Enjoy it!

Um comentário: