quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cinco de Mayo

Pelo que ouvi falar, o 5 de Maio só é comemorado aqui nos EUA, no México ele passa batido, não é nem feriado nacional. Na verdade Cinco de Mayo é sempre comemorado pelas comunidades mexicanas pelo mundo, onde os amigos chicanos mostram todo o seu orgulho pela pátria querida.

Aqui em Atlanta, como em todo USA há muuuitos mexicanos, hoje tem festas por toda a cidade. E como o Tempurá de Angu adora uma festa, para celebrar, temos duas receitinhas Mexicanas:


Chili by Mona e Ceviche by Paulo :-)


Primeiro o Chili da Mona: o teclado é todo seu sócia:



Para comemorar a data de hoje, vou postar uma receitinha típica mexicana - Chili.
Ontem, na volta do trabalho, passei rapidinho no supermercado com a missão de arrumar uma solução pro jantar. Estava no telefone com minha querida amiga Déa de Austin. Pensei alto e ela escutou. "Mona - faça um chili. Simples e rápido!" A Déa me dá altas dicas de sobrevivência aqui nos States, ela é inteligente, adora organizar festinhas, sabe tudo de maternidade e cuidar de filho, ou seja, uma enciclopédia em pessoa. Sempre sigo os conselhos e as dicas dela, e dessa vez não foi diferente. We will have Chili for dinner.

Quero deixar claro que sou uma foodie assumida. Prefiro ingredientes in natura. Não sou fã de pozinhos, comida enlatada, corantes e sabores artificiais. Mas pra fazer jantar em 30 minutos a gente tem que apelar pruma latinha aqui, um atalho dali (não é, Rachel Ray?). Principalmente numa segunda-feira brava, depois de um busy fim de semana. Tenho planos de programar o jantar da semana durante o fim de semana, pra ficar tudo mais fácil... mas enquanto não rolar, improvisar é a solução.

Chili Rapidinho.

Ingredientes:

azeite ⇬ 1 bandeijinha de carne moída ⇬ 2 dentes de alho ⇬1 lata de kidney beans (ou qquer feijão a sua escolha) ⇬ 1 lata ou caixinha de tomate picado ⇬ 1 pacote de Chili seasoning ⇬ 1 copo de água ⇬ sal e pimenta-do-reino.
Para servir: sour cream ⇬ queijo mexicano ralado grosso ⇬ coentro e Tortilla Chips.

Fiz assim:

Refoguei a carne no azeite.


Adicionei o alho.



Quando a carne estava bem moreninha tirei o excesso de gordura. Calorias completamente desnecessárias, né?





Enxaguei o feijão e coloquei na panela.




Já que não ia dar tempo de tirar a pele/semente/cortar bunitinho o tomate, optei por usar esse da caixinha. Da prateleira das 1000 latinhas de tomate de tudoquantoéjeito, esse é o único 100% tomate. Coloquei na panela. Não usei a caixinha inteira, uns 2/3 só.




Deixei cozinhando um pouquinho e adicionei o Chili Seasoning. Também não usei o pacotinho todo, só a metade.



Esse pozinho é uma combinação de temperos como cominho, orégano, páprica, pimenta e alho em pó. Se você estiver no Brasil e não encontrar pronto, pode fazer a sua misturinha.

Adicionei o copo d'água, acertei o sal e pimenta, e tampei a panela.


Foi o tempo de picar o coentro e colocar os pratos na mesa. Tá pronto.
Servi o Chili numa cumbuquinha, coloquei um colherada do sour-cream, salpiquei queijo e o coentro. O crunch ficou por conta da Tortilla Chips.


Ficou delícia. Gracias, Déa!




A receita daqui de casa é inspirada no Ceviche que comemos na lá na Riviera Maya, feito pelo Max do Zulum. Diferente do ceviche peruano, onde os frutos do mar são adicionados crus e são cozidos no suco do limão, no mexicano eles são levemente cozidos antes do preparo, eu preferi o mexicano.


O que vai:


200g de polvo
300g de camarão grande
300g de peixe branco, aqui em casa usamos tilápia
4 tomates
Suco de 3 limões
Azeite de Oliva
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (o Max usou molho inglês)
1 cebola vermelha média
coentro
pimenta vermelha

Coloque três panelas com água pra ferver. Em cada uma delas, escalde o polvo, o camarão limpo e o peixe, é muito rápido, menos de 1 minuto. Escorra e coloque os 3 amigos do mar numa tijela com água e gelo, para parar o cozimento, senão ficarão mega borrachudos. Pique os tomates e a cebola bem pedaços bem pequenos. Corte o polvo, o camarão e o peixe em cubinhos. Numa tijela, misture todos os ingredientes. Adicione o azeite, o balsâmico, a pimenta e coentro, se você é dos que odeia coentro, pode ser cheiro verde, ou qualquer verdinho para dar sabor e cor. Acerte o sal y esta listo!




Receitinha simples e deliciosa para um dia de calor.  Aqui também tivemos o crunch da tortilha chips, como no Chili da sócia, ou na falta da tortilha, acho que o douritos resolve bem.

¡Saludos y buen provecho!

4 comentários:

  1. Que delicia!!! Adorei a maneira que vc colocou a receita tao explicadinha!!! Gracias Chica :)

    ResponderExcluir
  2. Opa, cheguei na hora certa!!
    Estou com água na boca, mas preciso fazer um protesto, porque faltou um ingerdiente muito importante nos dois pratos... a cerva beeemm geladinha!!!

    ResponderExcluir
  3. Dri.. Vc nao viu a Modelo ali na mesa da Dani?? Coloca os oclim, hahaha. Confesso que na minha faltou :)

    Ca.. to amando ver sua fidelidade aqui nos comments.. ta arrasando!

    ResponderExcluir
  4. Mona, gostei muito do modelo de receita com as fotinhos passo a passo!!! Otimo!! Beijinhos

    ResponderExcluir