quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nhoc Nhoc

Como prometido no post do melhor "hamburguer do mundo", na segunda, aqui vai a receita do nhoque daqui de casa. Ele é tão leve que quase flutua... Essa receita é do Jamie Oliver, que adoramos, acompanho ele desde que ele era um moleque, o programa dele passava no GNT, não sei se ainda passa.

Um parenteses, acabou de passar na TV aqui o Food Revolution, super recomendo, excelente, ajuda a entender porque essa sociedade é tão gorda, é de criancinha que se aprende, ou nao...

Voltando ao nhoque:

Ingredientes:
6 batatas médias
Azeite de Oliva
Noz-moscada
sal e pimenta
1 gema de ovo
1 ou 2 "mãosadas" de farinha de trigo.
semolina

A receita já começa entregando o truque, ao invés de cozinhar a batata com água, como normalmente fazemos, o than é assá-la no forno. Assim ela não fica aguada, e dá liga mais fácil, precisando de menos farinha, afinal o é nhoque de batata, não nhoque de farinha...

Ligue o forno alto, deixe esquentar, lave as batatas, faça furos com um garfo em toda a casca, e passe o azeite, coloque as batatas para assar por 1 hora.

Tire do forno, deixe esfriar por uns minutinhos. Corte as batatas pela metade, com uma colher separe a "polpa" da casca - essa casca fica deliciooosa, crocantinha, coloque mais um azeitinho e sal, um ótimo aperitivo, além de ser super nutritiva. Passe as batatas pelo espremedor, como se fosse fazer um purê. Numa tijela, adicione a noz-moscada, o sal, a pimenta e a gema do ovo. Misture bem, vá adicionando a farinha, até ter que a massa tenha uma consistência seca, mas moldável, pode ser que você nem precise da farinha, ou se tiver muito seca, adicione um pouquinho d'água, vai depender muito da batata que for usada, com a prática, você vai saber a medida. Aqui em casa, o Paulo usou a batata gold, e ele coloca 1 mãozada de farinha.

Com a massa pronta, divida em 5, espalhe farinha numa tábua ou no balcão da sua cozinha, agora, como criança brincando de massinha, faça rolinhos, um pouco mais fino que a espessura de uma salsicha. Corte de em pedaços de 2 dedos e comprimento. Coloque numa assadeira forrada com farinha de semolina (aqui em casa não tinha semolina, foi sem mesmo), e jogue um pouco de farinha em cima também. Não amontoe os rolinhos cortados, senão vai grudar tudo e virar uma meleca. Coloque na geladeira para descansar por 30 minutos.

Coloque água para ferver numa panela grande.

Enquanto isso, faça o molho da sua preferência, aqui em casa, o Paulo fez um molho a bolonhesa, feito com o filet mignon picadinho na faca. Aqui tem um segredo do chef, a invés de molho de tomate normal, ele usa V8, aquele suco de vegetais, que deixa o molho menos ácido e com mais sabor.

Quando a água ferver, vá colocando o nhoque aos poucos, e conforme ele subir para a superfície da água, pode tirar que está pronto.

Sirva com o molho e um bom parmesão ralado.




Buon appetito!

10 comentários:

  1. Ai meus sais.... nhoc é a comida do meu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Fe, estamos devendo, precisamos repetir o sábado feliz, com nhoque dessa vez ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o Jamie Oliver tambem Dani, e assisti e gravei o Food Revolution; infelizmente eu faco parte dos que "nao aprenderam" a comer qdo eram criancas e acabaram trazendo isso pra vida adulta- nao foi culpa da minha mae, tadinha, que parecia uma sargenta atras de mim...rsss..foi mesmo influencia da familia paterna, que sempre nos ensinou que "amor e guloseimas" andam de maos dadas. Enfim, quero ensinar diferente aos meus filhos ...e acho que o Jamie Oliver um corajoso por ter tido peito de comecar essa "revolution":)

    ResponderExcluir
  4. Eu *amo* nhoc e como tao pouco pq tenho medo de comer farinha pura em restaurante e preguica de fazer - mas me inspirei depois de ler esse post.
    A dica do V8 eh valiosissima !

    ResponderExcluir
  5. Que delicia!!! O Ro tb eh fa deste nhoc, que sempre deixou aquele gostinho gostoso de quero mais, o que faz dele ainda mais especial!!!

    ResponderExcluir
  6. Re, como culpar as mães que fazem nossa vida tão deliciosa, não é?

    Sócia, quero provar do seu tb... Quem falou que suco de tomate é só pra blood mary, não é?

    Cazinha, aquele diz foi sacanagem, meia porção, bem pra deixar com água na boca mesmo, coitadinhos...

    ResponderExcluir
  7. Meninas!!! Fiz o nhoque hoje!!!! Ficou maravilhoso!!! Obrigada pela receita... realmente a dica de não cozinhá-lo na água é o segredo the best!!! hehehehe
    Eu não assei porque não alcançaria o tempo de tudo estar pronto a tempo.. mas cozinhei a batata somente no vapor. Ficou maravilhoso o nhoque!!!!! Fui tirar foto e estou sem bateria... terei que fazer outra vez para poder tirar a foto.. hehehehe...
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Renata, mas que noticia ótima!
    Espero que eles tenham ficado bem levinhos iguais os lá de casa ;-)
    Sabe que a batata acho que pode até ir para o microondas, lá em casa o marido é purista, e tem q ser assado no forno.
    beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Renatinha! Continue contando sobre o que sai de bom ai da sua cozinha, ta? bjao!

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas!!!!!
    Ah, esqueci de comentar que para testar a diferença de "cozimento"... eu cozinhei parte no microondas e parte a vapor.. mas de verdade, não notei diferença entre uma e outra.... mas realmente o resultado é muito diferente de quando cozinhamos na água... esse é o maior segredo!
    Moninha... o blog de vocês acabou me deixando mais "interessada" ou entusiasmada pelo tema culinária... e agora vou começar a aprender algumas coisas aqui. tipicamente Peruanas.. e vou compartilhando com vocês.. Hoje mesmo fizemos o ceviche peruano.. mas não deu tempo de eu aprender tudinho porque tive que ir buscar o Pedro na escolinha........ Mas ainda vou aprender!!! E conto para vocês!
    Hoje coloquei foto no Flickr da minha maravilhosa panquecas de espinafre que eu monto estilo lazanha... MARA!!!! Mandarei a receita (e vc a replica para a Dani).. e quando fizer novamente, vou tirando foto do passo a passo.....
    Beijos enormes para vocês!! E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir