terça-feira, 1 de junho de 2010

Pizzaiada

A inspiração tinha ido ali dar uma voltinha, mas ela já voltou :-)

Como a Mona falou lá embaixo, essa semana tivemos um final de semana prolongado, coisa raríssima por aqui, como quase ninguém viajou, os queridos Dri e André nos convidaram pra um churras, como o tempo melou, acabamos mudando os planos e rolou uma pizzada! O Paulo, claro, vestiu a camisa de pizzaiolo e encarou da farinha ao forno.

Nós adoramos pizzadas, é sempre divertido, apesar da bagunça né Dri... Na nossa casa no Brasil temos um forno à lenha para pizza e fizemos váarias pizzadas, com direito à muita inventação de moda. A foto não é de casa, não achei nenhuma foto do forno em ação, é dos nossos vizinhos queridos Jana e Marcos, quando estreiamos o forno deles, enorme, dificil de esquentar, mas depois que engrena, haja braço pra abrir a massa!
Essa receita é para 8 pizzas médias, ou seja, menu de festa :-)

Ingredientes:
1 pacote de fermento seco para pão
750 g de farinha de trigo de boa qualidade
1 copo de meio de agua morna
2 colheres de azeite
1 pitada de sal

Num copo de agua morna, coloque o fermento e uma colher de chá da farinha de trigo, mexa até dissolver e reserve. Em um bowl coloque a farinha de trigo, adicione a pitada de sal, faça um buraco no meio e adicione a água, vá misturando e incorporando a água na massa, trabalhe bem a massa com a mãos e adicione o restante da água aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Diz a lenda que quem começa com a mão na massa, tem que terminar, senão desanda, melhor nao arriscar. Aqui em casa estreiamos a mais nova agregada da cozinha e a massa ficou pronta praticamente num passe de mágica.



Divida a massa em 8 pedaços, modele a massa num formato redondo, deixe descansar numa assadeira com farinha, com espaco entre os pedacos para que a massa cresca.



A massa precisa de calor pra crescer, se o tempo nao estiver colaborando, use o truque, aqueça o forno alto por 5 minutos, deslique e coloque a massa no forno por 1 hora e meia, até que a massa quase dobre de volume, outra opção é colocar uma assadeira no fundo do forno com água quente, e colocar a assadeira com a massa na prateleira de cima do fogão, o tempo pra crescer deve ser o mesmo. Essa pizza fica com massa crocante e fina.

Receita para o molho de tomate
8 tomates grandes sem semente, picados
1/2 cebola média picada
1 dente de alho pequeno picado
Sal a gosto
1 pitada de açúcar
Azeite para refogar

Coloque um fio de azeite na panela, refogue a cebola até que fique transparente, adicione o alho, refogue e adicione os tomates picados com pele. Com fogo médio, mexa até que os tomates dissolvam, não deixe ferver, acrescente o sal a gosto e uma pitada de açucar para cortar a acidez.
Em uma mesa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo de macarrão. O tamanho você escolhe. Nós gostamos dela bem fininha, e com as bordas tortinhas mesmo, dá um ar mais rústico.

Recheio
Prepare uma caminha do molho de tomate e extravase a criatividade, uma dica, muzzarela ralada, que rende mais que fatiada. As nossas foram:



Presunto, ovos, cebola, azeitonas pretas e muzzarela para uma Portuguesa

Frango desfiado e catupiry, a favorita da casa


Rolou também de 4 queijos, calabresa e cebola, tudão, com tudo que tinha direito, e assim foi.
E claro, terminamos com as doces,  banana com açucar, canela e rum, maça com canela e açucar e pra fechar, nutela! A de nutela, é melhor assar a massa antes, tire do forno, cobre com bastaaante nutela e volta mais um minutinho pro fogo, pronto!
Dessas todas não deu tempo de tirar a foto, sorry...

Aqui, com a falta de um forno à lenha, compramos no mercado mesmo uma pedra de cerâmica para usar de base. Ela resistiu a umas três pizzadas, mas domingo ela não aguentou o tranco e rachou. Foi do forno pro reclicling bin.

Mangiare!

6 comentários:

  1. gente, essa pizza foi a melhor que eu ja comi na vida. Massa fina e crocante, recheios 1000 - yummy!! e amigos na beirada do forno. Dri.. o domingão foi show!!
    Sócia, quero só ver o que vcs ainda vão aprontar com essa Kitchenaid...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Mona no quesito "aprontar com a Kitchenaid"!! Sou louca por uma dessas... com todos os aparatos que se tem direito! :)) Mas aqui elas são uma fortuna! Humpf!
    Beijinhos para vcs!
    Fla.

    ResponderExcluir
  3. Que delicia mesmo! Desta vez eu perdi esta pizzada, mas ja tive o prazer de comer desta pizza by Pou, uma das melhores que ja provei na vida! Eu acho q da ultima vez tb nem deu "tempo" de tirar foto da pizza de nutela! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Amo Pizza Portuguesa e a de Frango com Catupiry..Jesus!!!Se a massa for fina, ainda mais.Voces estao de parabens, vou anotar e tentar montar a minha...

    ResponderExcluir
  5. Não tem nada melhor do que passar um domingo ao lado dos amigos. E com uma pizza super especial, feita ali na hora... priceless.
    Um obrigado muito especial ao pizzaiolo. Estava TUDO divino. A bagunça a gente arruma e a sugeira a gente limpa. A casa já esta pronta pra outra!

    ResponderExcluir