A inspiração tinha ido ali dar uma voltinha, mas ela já voltou :-)
Como a Mona falou lá embaixo, essa semana tivemos um final de semana prolongado, coisa raríssima por aqui, como quase ninguém viajou, os queridos Dri e André nos convidaram pra um churras, como o tempo melou, acabamos mudando os planos e rolou uma pizzada! O Paulo, claro, vestiu a camisa de pizzaiolo e encarou da farinha ao forno.
Nós adoramos pizzadas, é sempre divertido, apesar da bagunça né Dri... Na nossa casa no Brasil temos um forno à lenha para pizza e fizemos váarias pizzadas, com direito à muita inventação de moda. A foto não é de casa, não achei nenhuma foto do forno em ação, é dos nossos vizinhos queridos Jana e Marcos, quando estreiamos o forno deles, enorme, dificil de esquentar, mas depois que engrena, haja braço pra abrir a massa!
Essa receita é para 8 pizzas médias, ou seja, menu de festa :-)
Ingredientes:
1 pacote de fermento seco para pão
750 g de farinha de trigo de boa qualidade
1 copo de meio de agua morna
2 colheres de azeite
1 pitada de sal
Num copo de agua morna, coloque o fermento e uma colher de chá da farinha de trigo, mexa até dissolver e reserve. Em um bowl coloque a farinha de trigo, adicione a pitada de sal, faça um buraco no meio e adicione a água, vá misturando e incorporando a água na massa, trabalhe bem a massa com a mãos e adicione o restante da água aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Diz a lenda que quem começa com a mão na massa, tem que terminar, senão desanda, melhor nao arriscar. Aqui em casa estreiamos a mais nova agregada da cozinha e a massa ficou pronta praticamente num passe de mágica.
Divida a massa em 8 pedaços, modele a massa num formato redondo, deixe descansar numa assadeira com farinha, com espaco entre os pedacos para que a massa cresca.
A massa precisa de calor pra crescer, se o tempo nao estiver colaborando, use o truque, aqueça o forno alto por 5 minutos, deslique e coloque a massa no forno por 1 hora e meia, até que a massa quase dobre de volume, outra opção é colocar uma assadeira no fundo do forno com água quente, e colocar a assadeira com a massa na prateleira de cima do fogão, o tempo pra crescer deve ser o mesmo. Essa pizza fica com massa crocante e fina.
Receita para o molho de tomate
8 tomates grandes sem semente, picados
1/2 cebola média picada
1 dente de alho pequeno picado
Sal a gosto
1 pitada de açúcar
Azeite para refogar
Coloque um fio de azeite na panela, refogue a cebola até que fique transparente, adicione o alho, refogue e adicione os tomates picados com pele. Com fogo médio, mexa até que os tomates dissolvam, não deixe ferver, acrescente o sal a gosto e uma pitada de açucar para cortar a acidez.
Em uma mesa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo de macarrão. O tamanho você escolhe. Nós gostamos dela bem fininha, e com as bordas tortinhas mesmo, dá um ar mais rústico.
Recheio
Prepare uma caminha do molho de tomate e extravase a criatividade, uma dica, muzzarela ralada, que rende mais que fatiada. As nossas foram:
Presunto, ovos, cebola, azeitonas pretas e muzzarela para uma Portuguesa
Frango desfiado e catupiry, a favorita da casa
Rolou também de 4 queijos, calabresa e cebola, tudão, com tudo que tinha direito, e assim foi.
E claro, terminamos com as doces, banana com açucar, canela e rum, maça com canela e açucar e pra fechar, nutela! A de nutela, é melhor assar a massa antes, tire do forno, cobre com bastaaante nutela e volta mais um minutinho pro fogo, pronto!
Dessas todas não deu tempo de tirar a foto, sorry...
Aqui, com a falta de um forno à lenha, compramos no mercado mesmo uma pedra de cerâmica para usar de base. Ela resistiu a umas três pizzadas, mas domingo ela não aguentou o tranco e rachou. Foi do forno pro reclicling bin.
Mangiare!