terça-feira, 18 de maio de 2010

Mandioca Chic

Toda vez que vamos ao farmer's market, na sacola, vêm sempre umas mandiocas, tem coisa mais gostosa, que mandioca cozida com manteiga? E frita? Yammy, não dá pra resistir.

As beldades já estavam pela casa por mais de uma semana e vendo o que tinha na geladeira o Paulo teve a inspiração!

Esse é um prato simples, baba pra fazer, mas fica com uma cara sofisticada e o melhor, é uma delicia!

O que vai:

300 g de mandioca
200 g de cogumelos portobelo
1/2 cebola cortada em tiras finas
1 pedaço de 100g queijo parmigiano reggiano
Azeite de Oliva
Ervas à gosto
Sal e pimenta
manteiga

Descasque, limpe a mandioca, cozinhe na panela de pressão de 15 a 20 minutos, depois que ela pegar a pressão. Se você tiver sorte de morar perto de um mercado, que venda ela prontinha, congelada, go for it! Reserve.

Quando for limpar os cogumelos, lembre que eles absorvem muita água, então passe rapidamente embaixo da água e seque bem com papel toalha, corte os cogumelos em tiras. Numa frigideira, adicione metade do cogumelo, ligue o fogo e espere esquentar, salteie e coloque o restante dos cogumelos. Adicione o azeite, a cebola e tempere com as ervas da sua preferência, usamos manjerona, pimenta malagueta seca (tipo a do Pizza Hut).



Rale o queijo em ralo grosso, numa assadeira de tefflon, faça uma camada com o queijo. Ligue o broil do forno, aquela opção de gratinar, coloque a assadeira no forno, fique de olho, ele vai começar a derreter, borbulhar e depois de mais ou menos 3 minutos, deve estar no ponto, depende muito de cada forno. Tire do forno e deixe esfriar. Com um espátula fina, solte o parmesão da assadeira, com muito cuidado, para não quebrar muito.

Para a apresentação chic, num prato faça uma cama de cogumelos, coloque sobre os cogumelos a mandioca, sobre a mandioca ajeite um quadradinho de manteiga e tempere com umas pitadas de flor de sal. Use a crosta de parmesão para decorar. Eita decoração gostosa, quem fizer, vai comprovar...



Bom Apetite!


3 comentários:

  1. depois eu que sou chic ;)
    meu Deus, que prato lin-do! Do crisp de queijo eu provei e vou te contar...parmesao + ralador + broiler = coisa d'outro mundo de bom!

    ResponderExcluir
  2. To babando aqui!! Nao tem como ficar ruim, ne?! O crisp de parmesao foi demais! Amei! Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Que delicia!!! E alem de ter ficado super gostoso, ficou maravilhoso :-) Este tambem para a listinha de tentativas!!!

    ResponderExcluir