segunda-feira, 17 de maio de 2010

Flor de Sal



"Flor de Sal" é considerado o caviar do mundo marinho, um dos tesouros da gastronomia francesa.Trata-se da primeira camada, a mais fina, que fica cristalizada na superfície das salinas depois que se forma o sal. Nasce como espuma e é coletada com a mão, de tão delicada. A Flor de Sal tradicional é a retirada das salinas da região de Guérande na França. Existe também um tipo da região de Algarve em Portugal que é considerada uma das melhores. Os brasileiros ainda estão se familiarizando com esse sal. Por ser um sal puro, não contém iodo e não é bem visto pela Anvisa, que chegou a bani-lo do comércio para a revolta dos Chefs brasileiros.
Suas propriedades mudam com o calor, portanto ele é um condimento especial para finalizar pratos - não deve ser usado durante o processo de cozimento. Possui grãos irregulares, textura crocante e realça o sabor dos alimentos.  Mas cuidado - vicia!
Aqui nos EUA eu costumo comprar no Whole Foods ou na loja da Williams-Sonoma (a sócia compra na Alon's Bakery) e custa por volta de $14 o potinho. Hoje fiquei supresa ao encontrar o sal na loja TJMaxx, por $7.99. Pode parecer caro, mas o potinho dura bastante. Sua saladinha nunca mais será a mesma, experimente!


3 comentários:

  1. Fleur de Sel é très chic, igual a minha sócia ;-)

    ResponderExcluir
  2. Ai e' chic mesmo!! :) Mona esses dias achei na TJ Max e lembrei de vc! E' supreendente o que a gente acha na TJ Max ne?! Muito bom! Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, ai... gente chique e outra estoria...

    claudia maciel

    ResponderExcluir