sábado, 15 de maio de 2010

Danmark

A Flavia Maia é minha amiga de infância, tivemos destinos parecido, nós duas seguimos o nosso amor até o outro lado do mundo... A Flavia foi pra Dinamarca! Sortuda, está conhecendo a Europa de cabo a rabo e pra nossa sorte, ela concordou em contar aqui no Tempurá de Angu um pouco do que tem conhecido pelo velho mundo. E a nossa primeira viagem é para a Dinamarca, atual home sweet home do casal. Mas antes ela conta um pouquinho da nossa históriam, deu uma saudade...
Flá, o teclado é todo seu.

"Minha história com a Dani começa em 1989 (acho... procurei no Google quando foi a mais longa greve dos professores no estado de SP e a resposta foi essa, 1989: 80 dias!), mas poderia ter começado bem antes!Na verdade, se eu não estou enganada, foi meu pai quem fez o parto da Dani lá em Registro!! Eu nasci um ano depois... mas a gente só foi se conhecer e descobrir esse "começo" em 89 e graças aos professores em greve!

Por causa da tal greve a Dani foi parar na escola onde eu estudava, e creio que nos demos bem logo de cara. Eu até decorei como se soletra o sobrenome dela, de tanto que ela tinha que falar para os professores: esse, cá, u, erre, cê, zê, ê, ene, esse, cá, i!! Em julho de 90 eu mudei de Registro e nós nos correspondíamos acho que meio que freqüentemente!! Nós fomos a um acampamento juntas (Rancho!), esteve no meu aniversário de 15 anos... E depois acho que só fomos nos ver de novo já na faculdade! Mas sempre que a gente se vê, parece que não ficamos tanto tempo longe! E olha que tem bastante tempo que não nos vemos...
Por coincidência casamos no mesmo ano, com apenas um mês de diferença e mudamos de país mais ou menos na mesma época! E aí "recomeçamos" a nos falar com mais frequência! Ai que bom!!!
Eu estou morando na Dinamarca há 3 anos... nesse tempo já viajamos bastante pela Europa, tantos lugares lindos e que eu nunca pensei que fosse conhecer, apesar da imensa vontade! Mas aqui estamos, eu e meu marido curtindo esse país e a possibilidade de conhecer outras culturas, outros países e muuuuuitas pessoas!!
Minha primeira cidade européia foi Copenhagen, pois meu vôo chegou lá em uma sexta-feira e resolvemos que ficaríamos lá no fim de semana! A cidade é uma graça, uma arquitetura incrível e tão completamente diferente das cidades brasileiras. Eu fiquei embasbacada logo de cara! Já o meu marido não gosta... ele diz que não tem nada para fazer, que é chata! É que a gente tem que ter em mente que se está na Dinamarca. Copenhagen tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, o que pra gente não é assim uma cidade tão grande, mas é a maior do país! Então não dá para querer muito, além de ter uma cultura bem diferente da brasileira.

Prefeitura de Copenhagen

Tem alguns lugares que são meus favoritos... O Ny Carlsberg Glyptotek é um museu fundado pelo dono da cervejaria Carlsberg e é simplesmente liiiindo!! Com o jardim interno, as coleções de arte romana, grega, egípcia... Não podia ter lugar mais perfeito para mim! Aliás, foi lá que eu descobri a origem do meu nome!! Flavia Domitilia, filha do Imperador Vespasiano! Achei o máximo!!

 o museu

Por falar em Carlsbeg, uma visita à cervejaria também é uma boa pedida! Tem um museu, uma mega coleção de garrafas de cerveja e no fim do passeio ainda se pode experimentar 2 ou 3 cervejas da casa!! Ah, e tem a lojinha, claro!! Que não é cara... e nada melhor do que uma cerveja que não é assim tão conhecida para ter uns suvenires, né?! (eu tenho copos, garrafas, abridores, bandejas...!)


Nyhavn (canal novo)

O Nyhavn (canal novo) também é muito bonito! As casas antigas foram reformadas e abrigam restaurantes e lojinhas... No verão as mesas ocupam as calçadas e o lugar "ferve"! Tem até gente que se aventura a cair no mar... Um pouco de exagero, porquê o calor aqui não fica tão intenso!


Andar pela cidade é perceber o quão civilizadas as pessoas podem ser! As bicicletas nas ruas são muitas, e super se entendem com os carros e ônibus! Todos respeitam os sinais e sempre dão preferência para os pedestres.


Palácio da Rainha, visto do mar

O palácio da rainha não é nada suntuoso se compararmos com Buckingham, por exemplo. Mas é assim que eles são: nada de muito exibicionismo, grandiosidade e tal. Eles são "gente como a gente"! É engraçado ver a rainha sendo entrevistada, o repórter a chama só de "rainha", sem ter que falar "majestade" ou sei lá o quê que! E aqui é tudo mais ou menos assim, não há pessoas muuuuuuito pobres, os ricos não ficam esbanjando... Uma sociedade mais igualitária, sem tantas diferenças. Não acho que eles sejam perfeitos, longe de mim, mas é que são tão diferentes que não dá para tentar comparar e elogiar o que tem que ser elogiado.

Voltando aos lugares...
Vale a pena fazer o tour de barco que sai do Nyhavn, não tem em português (ou não tinha...), mas tem em inglês, espanhol, italiano e outras línguas.

Nyhavn

O bom é que dá para ver a cidade do mar, a a Ópera, a Pequena Sereia... Aproveitar se o dia estiver ensolarado! Se estiver frio... Não aconselho, aqui venta demais!!!


 Den lille havfrue, a Pequena Sereia

Operaen, Opera House

As fotos são na maioria de 2008, no começo do verão. Esse foi um ano bom, o calor chegou logo no fim de abril... Bem diferente de 2010!!


Estando em Copenhagen vale a pena ir até Helsingør, onde fica o castelo Kronborg, o famoso castelo do Hamlet! É facinho chegar lá, os trens saem frequentemente da estação central e em 45 minutos se chega em Helsingør. Daí é só andar um pouquinho ou pegar um ônibus e pronto: o castelo! É beeeeem legal! Mas também não é nada como Versailles...
 

Kronborg, Castelo do Hamlet

É mais um castelo medieval, sem tanto rebuscamento, mas lindo lindo! E a paisagem?! A praia logo ali... a Suécia do outro lado... o lago com os cisnes... Dá para fazer um tour e aprender um pouco sobre a história do castelo, incêndios, invasões e tal.





Holger
Não se pode deixar de ver a estátua do Holger, o dinamarquês. Dizem que se o país estiver em grande perigo, ele vai se levantar e salvar o dia!
Bom, já vi que escrevi demais! Última dica: não se assustem com a língua! É difícil, impronunciável e tal, mas normalmente as pessoas sabem inglês e ajudam numa boa.
Dani, obrigada por abrir o espaço pra mim!! E claro, se precisar de alguma dica, um help... é só gritar!!
Beijos!"

Flavia, Mange tak!

4 comentários:

  1. Nossa, que maximo!!! a amizade de voces, e as suas experiencias Flavia- deu pra conhecer mesmo um pouquinho da Dinamarca atraves dos seus olhos. Uma de minhas melhores amigas mora na Suecia, e eu morro de vontade de ir ve-la- com certeza o dia q eu for, farei um "pit stop" na Dinamarca;) Beijao Renata

    ResponderExcluir
  2. Dani e Mona,
    Obrigada de novo!!
    Estou adorando o blog!!
    Parabéns!
    Beijinhos,
    Flavia.

    ResponderExcluir
  3. Fla, obrigada a vc, por nos mostrar um pouco da Dinamarca. Kopenhaguen pra mim era só marca de chocolate ate ler seu post, hehe. Adorei. Quero ver para onde vc vai nos levar next!

    ResponderExcluir
  4. Re, essas amizades são priceless não são?

    Mona, eu tb to n expectativa do próximo destino...

    Fla, Mange tak skal du have!

    ResponderExcluir